• Livro A Cidade do Sol
Livro A Cidade do Sol


O autor nos trás essa obra com o objetivo de demonstrar a sua ideia de como deveria ser a igualdade entre os homens.
Ele denomina a obra como um “diálogo poético”.

Para ele há a necessidade do poder politico, desde que seja exercido de uma forma sábia e amorosa, para que haja uma contribuição para coletividade, que para ele seria expresso nas “decisões comuns de todos para todos”.

Sua opinião é de que todos deveriam ter o direito de participar ativamente da sociedade, pois isso sim seria construir uma sociedade justa e verdadeira, que dê dignidade á todos membros da sociedade.

A partir de sua desilusão com a tirania das forças politicas e do cristianismo da época, Campanella se preocupa em fazer uma descrição do que seria uma vida em sociedade ideal, livro do autoritário, do intolerável e da perseguição religiosa.

No século XVII o homem desejava ter mais espaço no meio politico do país, que na época era dominado pelo absolutismo. O que o autor faz é criar um modelo ideal de cidade, uma prática de uma religião que da espaço a uma paz interior.

Era uma época em que todos estavam sufocados com o tipo de governo que estavam tendo, Campanella trouxe a ideia de que era necessário que haja interação entre o povo e o governo e a busca pela paz interior, para que todos cresçam em harmonia e comunhão de vida.

Há uma contraposição ao livro de Maquiavel, O príncipe. Maquiavel utilizou em sua obra meios lícitos para se instaurar um forte poder politico, já nesta obra de Campanella, a teoria adotada é que para que o cidadão tenha privilegio só todos podendo participar de forma ativa na politica de seu espaço.

Deve ser um Estado regido pela justiça verdadeiramente importa e ao alcance de todos, e pela ordem democrática; e que tais princípios sejam respeitados e seguidos por todos de forma igual. Discorrendo sobre a formação de governo, para o autor atualmente teríamos um tipo de governo socialista ou até mesmo comunista, da forma em que era.

E dessa forma, discorrendo sobre a politica da época e recorrendo á astronomia e á astrologia, para mostrar como os astros podem influenciar na vida e no comportamento humano, Campanella nos mostra como os direitos das pessoas eram tratados como fantasias naquela época.

Autor: Campanella
Editora: Escala
ISBN: 9788575569290
EAN: 9788575569290
Número edição: 1
Páginas: 75
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 13.5x19

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro A Cidade do Sol

  • Produtos por marca ESCALA
  • Modelo: 9788575569290
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 19,90